Para correções e atualizações:

João Carlos de Almeida Prado Botelho Egas

mailto:joaoegas@uol.com.br


BOTELHO

O primeiro a assinar este sobrenome foi Dom Pedro Martins Botelho, em 1235, neto e herdeiro de Dom Pedro Martins, Senhor da Quinta e Honra de Botelha, situada na Freguesia de São Clemente, Conselho do Celerico de Basto, nas margens do Rio Tâmega, Braga, antiga Provìncia do Minho. Foi fidalgo da casa de Dom Sancho II, quarto rei de Portugal, tendo herdado de sua mãe Dona Urraca Pires Martins, casada com Dom Martim de Mogudo Vasques Barba, o Solar de Botelha, de onde lhe veio o sobrenome.

         O genealogista Manoel de Souza da Silva cantou o sobrenome Botelho nesta quintilha:

                            Lá em Aviz de Ferreira

                            De Aguiar no Conselho

                            Há o lugar de Botelho

                            Dos Botelho a primeira

                            Casa de Portugal velho.

         As armas dos Botelho do Brasil são as seguintes: em campo de ouro, quatro bandas de vermelho, elmo de prata aberto, guarnecido de ouro.Timbre: Leão nascente de ouro, armado e linguado de vermelho, carregado de quatro bandas do mesmo.

 

I - DOM PEDRO MARTINS BOTELHO: - senhor da Quinta e Honra de Botelha, casou-se com Dona Dordia Martins de Bulhões, filha de Dom Martins de Bulhões, prima de Santo Antônio. Teve:

II - DOM MARTIN PIRES BOTELHO: - Senhor do Solar de Botelha, foi Alcáide-mor do

Castelo Rodrigo, Rico-Homem do Rei Dom Diniz, se casou com a Rica-Dona Joanna Martins de Parada, filha do Rico-Homem Dom Durão de Martins Parada, Senhor da Torre e Solar de Parada em Santiago de Sepões e de Dona Maria Domingues, terceira-neta dos Condes de Refoios e descendente legítima de Dom Fruela, Rei de Leão. Teve:

III - DOM AFONSO MARTINS BOTELHO: - Senhor do Solar de Botelha e que em 1339 tinha ração no Mosteiro de Marceles, com o título de Infanção. Foi casado com Dona Mecia Vasques de Azevedo de nobre ascendência (inumeros reis, até Clovis o primeiro rei Franco), filha de Dom Vasco Paes de Azevedo, Senhor de Azevedo e de Dona Maria Rodrigues de Vasconcellos, da Casa de Penela e Penagate, terceira neta de Dom Martin Moniz, que na tomada de Lisboa (1147) foi morto pelos mouros, esmagado, quando ao abrir-se uma porta da cidade, atravessou-se nela para impedir que a fechassem, dando assim a entrada às forças de Affonso Henriques, porta a que se deu o nome de Martin Moniz. Teve:

IV - DIOGO AFFONSO BOTELHO: - Infanção do Mosteiro de Marcellos em 1339, casou com Dona Maria Fernandes de Carvalho, filha de Fernão Gomes de Carvalho e de Dona Maier Rodrigues .Teve;

V - FERNÃO DIAS BOTELHO: - Alcaide-mor de Almeida, casado com Dona Violante Teve:

VI - DIOGO BOTELHO: - Alcaide-mor de Almeida, valído de Dom João I de Portugal, casado com Dona Leonor Affonso Valente, filha de Martim Affonso Valente, Alcaíde-mor de Lisboa, Senhor do Morgado de Póvoa . Teve:

VII - PEDRO BOTELHO: - Comendador mor da ordem de Cristo, que veio com sua gente socorrer el-rei Dom João I na Batalha de Aljubarrota aos 14/08/1385, casado com Dona Isabel Annes de Buaces, filha de Gonçalo de Buaces.Teve:

VIII - GONÇALO VAZ BOTELHO: - "o Grande", fundador da Villa Franca do Campo, no ano de 1444, em São Miguel nos Açores, que para alí foi por ordem do Infante Dom Henrique, para povoar a dita ilha. Foi comendador da Ordem de Cristo. Teve:

IX - NUNO GONÇAVES BOTELHO: - o primeiro varão da família batizado na pia de São Miguel por ter nascido no mar durnte a viagem de seus pais. Casou com Dona Catharina Rodrigues e teve:

X - JORGE NUNES BOTELHO: - que tirou seu brasão de armas no tempo de el-rei Dom João III, deduzindo sua varonia dos Botelhos, casou com Dona Margarida de Travassos Cabral, filha de Gonçalo Velho Cabral e de Dona Catharina Alves de Benavides. Teve: (vide p23)

XI - NUNO GONÇALVES BOTELHO: - Provedor do Resíduo da Ilha de São Miguel, casou com Dona Isabel de Macedo sua prima, filha de Fernão de Macedo e de Dona Anna Gomes, que era neta de Gonçalo o Grande. Teve:

XII - JERONIMO BOTELHO DE MACEDO: - que se casou na Ilha de Santa Maria com Dona Guiomar Faleiro Cabral. Teve:

XIII - GONÇALO VAZ BOTELHO: - o Moço - casou com sua parenta Dona Anna de Arruda (daí advindo o sobrenome Arruda Botelho), filha do capitão Francisco do Rêgo Cabral e de Dona Anna de Macedo. Teve:

XIV - SEBASTIÃO DE ARRUDA BOTELHO: - que veio para o Brasil com seus irmãos Francisco de Arruda e Sá e André de Sampaio Arruda, casou com Dona Isabel de Quadros, filha de Bartholomeu de Quadros e de Dona Izabel Bicudo de Mendonça (por esta, neta do Capitão Manoel Pires). Teve:

XV - SIMÃO DE ARRUDA: - casou em Itu com Dona Anna de Almeida Aranha, filha de Francisco Aranha Sardinha e de Dona Izabel Delgado. Teve:

XVI - JOÃO DE ARRUDA BOTELHO: - morou muitos anos em Camapuã, de onde voltou depois da morte de sua primeira mulher Eugenia Pinto do Rego, filha de Antônio do Prado da Câmara e de Dona Ursula Pinto do Rego. Teve:

XVII - CARLOS BARTHOLOMEU DE ARRUDA BOTELHO: - Capitão-mór de Piracicaba, comandante da Companhia alí sediada, proprietário da Sesmaria Bom Jardim do Salto e da de Pinhal nos sertões de Araraquara. Foi casado com Dona Maria de Meira e Siqueira, filha do Capitão Joaquim de Meira e Siqueira, comandante da Praça de Nossa Senhora dos Prazeres de Yguatemi no Rio Paraná, e de Dona Maria de Oliveira Cordeiro.Teve:

XVIII - Tenente-Coronel CARLOS JOSÉ BOTELHO: - O Botelhão, herdou de seu pai a Sesmaria de Pinhal, onde plantou os primeiros 5 mil pés de café do futuro Município de São Carlos. Foi casado com Dona Cândida Maria do Rosário de Sampaio. filha do Tenente José Joaquim de Sampaio e de Dona Jacintha da Natividade.Teve:

Capitão JOÃO CARLOS DE ARRUDA BOTELHO: - nascido em 13/10/1830 na cidade de Piracicaba, casou na sede da Sesmaria do Pinhal no então "Sertão de Araraquara" com Dona Maria Amália Ferraz Coelho, filha de Fructuoso José Coelho natural da Ilha Graciosa no Arquipélago dos Açores, e de Dona Antônia da Silva (Leme) Ferraz, natural de Piraciba, descendente direta de Fernão Dias Paes o "Governador das Esmeraldas" e de Maria Garcia Betim, que se acham sepultados na nave principal da Abadia do Mosteiro de São Bento na Capital Paulista. Maria Amália era umas das quatro irmãs Coelho, que se casaram com quatro dos irmãos Botelho.

         João Carlos foi um dos fundadores e primeiro Delegado de Polícia de São Carlos, em cujo Município formou a Fazenda Santa Cândida, nome dado em memória de sua Mãe, fazenda essa formada em terreno da Sesmaria do Pinhal que lhe coube de herança paterna. Possuia ela as sub-seções de Cantagalo e Monjolinho.

         Faleceu o capitão João Carlos em 20/01/1892, e jaz sepultado na necrópole municipal de São Carlos.

            São seus descendentes:

FI-ANTÔNIA COELHO DE ARRUDA BOTELHO.

F2-PROCÓPIO CARLOS DE ARRUDA BOTELHO.

F3 - Bach. ÁLVARO CARLOS DE ARRUDA BOTELHO.

F4 - CÂNDIDA COELHO DE ARRUDA BOTELHO.

F6 - Fructuoso Carlos de Arruda Botelho

F7 - LEONARDO CARLOS DE ARRUDA BOTELHO.

F8 - VICENTE CARLOS DE ARRUDA BOTELHO.

F9 - HERMINIA COELHO DE ARRUDA BOTELHO.

F10 - CARLOS JOSÉ DE ARRUDA BOTELHO.

F11 - ANTONIO CARLOS DE ARRUDA BOTELHO SOBRINHO.


FI-ANTÔNIA COELHO DE ARRUDA BOTELHO.

c.c.dr.Ernesto Lancia, natural de Novara, Itália, conceituado médico de São Carlos.

Pais de:       

N11 - Ida de Arruda Botelho Lancia. c.c.Francisco de Sampaio Leite (filho de Francisco Domingos de Sampaio, fazendeiro em Colônia - São Carlos e Anna Miquelina Terra de Arruda),

Pais de:

BN111 - Eng. José de Sampaio Leite. c.c.Maria Mercedes de Lacerda Soares, Pais de:

TN1111 - Eng.Rodrigo José de Sampaio Leite. c.c. Marilia Ribeiro Sampaio Leite, (falecidos) pais de:

QN11111 - Maria Beatriz de Sampaio Leite Bender c.c. Luiz Guilherme Bender, Pais de: 

PN111111 - Tiago de Sampaio Leite Bender

PN111112 - Martha de Sampaio Leite Bender

PN111113 - Lucas de Sampaio Leite Bender

PN111114 -André de Sampaio Leite Bender

QN11112 - Maria Estela de Sampaio Leite di Pieri c.c. Eliseu Gabriel di Pieri vereador na Cidade de São Paulo

pais de:

PN111121 - Pedro di Pieri e

PN111122 - Julio di Pieri

QN11113 - Maria Regina de Sampaio Leite Jobim  c.c. Luiz Fernando Jobim (gaúcho)

Pais de: 

PN111131 - Mariana de Sampaio Leite casada com Timothy (filho de pastor irlandês em Porto Alegre)

Pais de:

SN1111311 - Gabriel de Sampaio Leite

SN1111312 - Tomás de Sampaio Leite

PN111132 - Eduardo de Sampaio Leite

QN11114 - Ana Maria de Sampaio Leite separada de Manuel Fernando Queiroz dos Santo Filho,

casada em segundas núpcias com Alvaro Guedes

Pais de:

PN111141 - Fernando de Sampaio Leite Guedes e

PN111142 - Flávia de Sampaio Leite Guedes e

QN11115 - Isaura Maria de Sampaio Leite

QN11116 - Marília de Sampaio Leite c.c. Nicolau Giudice

pais de

PN111161 - Gustavo de Sampaio Leite Giudice nascido em 11/07/1989 e

PN111162 - Catharina de Sampaio Leite Giudice nascida em 04/09/1992

QN11117 - Rodrigo José de Sampaio Leite Filho casado com Soraia Ferreti de Sampaio Leite,

Pais de:

PN111171 - Pedro Ferreti de Sampaio Leite e

PN111171 - Luiza Ferreti de Sampaio Leite

TN1112 - Ida................................................................................... c.c.Eng Eduardo Pacheco e Silva Pais de :

QN11121 - Eduardo.......................................................................

 

QN11122 - Eng Francisco Elías....................................................

QN11123 - José............................................................................

c.c. Ana Maria Goulart de Carvalho

QN11124 - Maria Mercedes.......................................................... c.c. Gilberto Vergueiro da Silva, Pais de: PN111241 - Herique....................................................................... 

PN111242 - Lia...............................................................................

QN11125 - Guilherme......................................................................

QN11126 - Maria Cristina................................................................

QN11127 - Marcos............................................................................

QN11128 - Ricardo...........................................................................

QN11129 - Maria Raquel...................................................................

TN1113 - Altimira......................................... c.c. dr. Paulo Afonso Pinto Saraiva (médico), Pais de:

QN11131 - Luiz Afonso.....................................................................

QN11132 - Irene (falecida)...............................................................

QN11133 - Maria Mercedes.............................................................

QN11134 - José Paulo......................................................................

QN11135 - Pedro Henrique (falecido)..............................................

N12 - Zenaide Arruda Botelho Lancia. c.c. prof.Annibal Francisco Caldas, Pais de:

BN121 - Clementina Lancia Caldas c.c. José Theóphilo Fleury Filho. Pais de:

TN1211 - Zenaide............................................................................. c.c. Amadeu Nelson da Costa. Pais de:

QN12111- Heloisa............................................................................ c.c. Dagoberto Batochio. Pais de: PN121111 - Renato............................................................................... 

PN121112 - Dagoberto.........................................................................

QN12112 - Cecília................................................................................ c.c. João Perchiavalli (médico) Pais de: PN121121 - Bruno.................................................................................

QN12113 - Tereza................................................................................. c.c. Tomaz Nobel Pais de:

PN121131 - Ricardo...............................................................................

                                  

TN1212 - Jônia....................................................................................... c.c. Pedro Augusto Porto Aliegro........................................................... 

Pais de:

QN12121 - Liuz Carlos.......................................................................... c.c. Sandra Berenice Vilodre

Pais de: 

PN121211 - Patrícia.............................................................................. 

PN121212 - Luiz Eduardo.....................................................................

QN12122 - Pedro Augusto.....................................................................

c.c. Rosa Carolina Canella.

Pais de:

PN121221 - Fernando............................................................................

PN121222 - Carolina...............................................................................

QN12123 - Ricardo.............................................................................

c.c. Sonia Maria Corrêa.

Pais de

PN121231 - Renato................................................................................

PN121232 - Ana Paula...........................................................................

QN12124 -.Mariangela..........................................................................

c.c. Hernani Megias.

Pais de:

PN121241 - Michelle............................................................................

PN121242 - Bruna................................................................................

TN1213 - Clementina (Tininha)............................................................ c.c. Cel. Aviador João Leite Soares, 

Pais de:

QN12131 - Vera..................................................................................... c.c. Marcos Farber, Pais de: PN121311 - Andréa.............................................................................. 

PN121312 - Renata................................................................................

TN1214 - Ana Flora...............................................................................solteira

TN1215 - Maria José.............................................................................

BN122 - Alpha Lancia Caldas c.c. Prof. Ottoni Pompeu Piza. Pais de:

TN1221 - Cleso Caldas Pompeu Piza - Cir.Dentista. c.c.Ney de Paula e Silva, Pais de:

QN12211 - Antonieta........................................................................... c.c. Carlos Alberto da Silva Vicente Ribeiro. Pais de: PN122111 - Marcelo........................................................................... PN122112 - Pricila..............................................................................

QN12212 - Elizabeth..........................................................................

                                  

QN12213 - Maria Lígia........................................................................ c.c. José Carlos Soboleski. Pais de: 

PN122131 - Daniel............................................................................... 

PN122132 - Tatiana............................................................................... 

PN122133 - Rodrigo.............................................................................

                                  

TN1222 - Lila....................................................................................... c.c.José Hilário Savoy. Pais de:

                                  

QN12221 - Daphne............................................................................... c.c. Gilberto Mitsui.

BN123 - Annibal Francisco Caldas Filho (Biba). c.c. Maria José de Barros (Mariazinha) Pais de:

TN1231 - Yvone..................................................................................

Segundas núpcias c.c. Marilia Antunes Alves. Pais de:

TN1232 - Zenaide Aparecida.............................................................

c.c.Josil Helio dos Santos

Pais de:

QN12321 - Josil Helio dos Santos Filho Filho.

BN124 - Antônio Coriolano Caldas. c.c.Maria José Penteado 

Pais de:

TN1241 - Antônio Coriolano Caldas Filho.

TN1242 - Marco Antônio................................. (deleg. de polícia de Santos). c.c. Marcia de Mesquita. Pais de:

QN12421- Maria Heloisa................................................................

c.c.José Marcos Freire Martins.

QN12422 - Maria Hermínia............................................................

c.c. Frank Thullem.

Pais de:

PN124221 - Frank Antônio...............................................................

QN12423 - Marco Antônio .............................................................

QN12424 - Antônio Carlos..............................................................

TN1243 - Francisca Zenaide.............................................................

c.c. Arnaldo Barbieri

Pais de:

                                  

QN12431 - Maria Antônia...............................................................

c.c. Ricardo Celini.

QN12432 - Ricardo.........................................................................

c.c. Jussara Undicatti.

Pais de:

PN124321 - Mariana.......................................................................

TN1244 - Francisco José Antônio (Kico).

c.c. Marilena Muniz Bastos.

BN125 - Virgílio Fracisco Caldas.

casado em primeiras núpcias com Antonieta Vieira de Souza, s/ descendentes.

Segundas núpcias:

c.c. sua prima irmã Lúcia Caldas Tibiriçá.

Pais de:

TN1251 - Ruth................................................................................

c.c. Alberto de Carvalho Lima.

Pais de:

QN12511 - Mário.............................................................................

c.c. Denise Santos Flor

QN12512 - Roberto............................................................................

BN126 - Oswaldo Francisco Caldas.

c.c. Esther Arantes.

Pais de:

                                  

TN1261 - Carlos Eduardo..................................................................morreu em 1996

c.c. Aideé Nabuco.

Pais de:

QN12611 - Mário Luiz.................................... ..............................

QN12612 - Antônio Carlos.............................................................

QN12613 - José Eduardo................................................................

TN1262 - Marília...........................................................................separada de Sergio Carneiro Borges.

 

Pais de:

                                  

QN12621 - Cristina........................................................................

QN12622 - Sergio..........................................................................

BN127- Antonina Lancia Caldas.

c.c. Mário Angelim (paraense).

Pais de:

TN1271 - Mário Antônio................................................................

TN1272 - Magaly...........................................................................

BN128 - Ernesto Francisco Caldas.

c.c. Rufina Loureiro Leone (Matogrossense).

Pais de:

TN1281- Zenaide.............................................................................

c.c. Amilcar del Nero.

Pais de:

QN12811 - Leone............................................................................

QN12812 - Marie............................................................................

QN12813 - Luiz...............................................................................

QN12814 - Elise..............................................................................

QN12815 - Luize..............................................................................

QN12816 - Amilcar..........................................................................

TN1282 - Edméia.............................................................................

TN1283 - Ernesto.............................................................................

N13 - Ernestina Arruda Botelho Lancia.

c.c. seu tio paterno Vicente Carlos de Arruda Botelho (F8).

Pais de:

BN131 - Maria Izabel de Arruda Botelho.

c.c. seu primo Bach. Euzébio Botelho Egas (N41), delegado de polícia do Dops.

Pais de:

TN1311 - Danton José Botelho Egas - Secretário da Escola de Polícia de S.Paulo, falecido

c.c. Maria da Conceição Carvalho Botelho Egas (Anunciata).

Pais de:

QN13111-Vicente Carlos Botelho Egas falecido

c.c. Janete Peviani Botelho Egas

Pais de:

PN131111 - Estevão Carlos Botelho Egas

PN131112 - Ivan Carlos Botelho Egas

PN131113 - Maria Carolina Botelho Egas

QN13112 - Antônio Carlos Botelho Egas.

c.c. Marcelina Gianni Botelho Egas

Pais de:

PN131121 - Cláudia Gianni Botelho Egas Terra

c.c. Kleber Luiz Mendonça Terra

PN131122 - Marcela Gianni Botelho Egas

QN13113 - Maria Aparecida Botelho Egas Garcia.

c.c.Antônio Roberto Garcia - Arquiteto.

Pais de:

PN131131 - Gustavo Botelho Egas Garcia

PN131132 - Angela Botelho Egas Garcia Longo

c.c. Marcelo Beretta Longo

pais de:

HN1311321 - Ana Luisa Botelho Egas Garcia Longo

PN131133 - Lucas Botelho Egas Garcia

                                  

TN1312 - Volney Vicente Botelho Egas. Bacharel, falecido.

c.c. Maria Helena de Almeida Prado Botelho Egas, falecida.

Pais de:

QN13121 - Bach João Carlos de Almeida Prado Botelho Egas.

c.c. Elizabeth Módica Botelho Egas.

Pais de:

PN131211 - Heloiza de Almeida Prado Botelho Egas, casada com Eduardo Dantas François. Mora em Brasília.

Pais de:

HN1312111 – Luca Egas François

PN131212 - Paula de Almeida Prado Botelho Egas. Casada com Renato Lemos Ribeiro. Mora em Curitiba.

QN13122 - Maria Isabel de Almeida Prado Botelho Egas.

c.c. Sergio Teixeira de Andrade - Juiz de Direito.

Pais de:

PN131221 - Sérgio Teixeira de Andrade Filho.

PN131222 - Fábio Botelho Egas de Andrade.

PN131223 - Anna Lúcia Botelho Egas de Andrade.

TN1313 - Ricardo Botelho Egas - da Secretaria da Segurança de S.Paulo, falecido

c.c. Norma D’Amico.

Pais de:

QN13131- Ricardo Botelho Egas Filho

c.c....................................................................................................

Pais de:

PN131311 - Rafael Daniol Botelho Egas

QN13132 - Regina Botelho Egas.

 

BN132 - Procópio Carlos de Arruda Botelho Sobrinho, falecido solteiro.

N14 - Zoê de Arruda Botelho Lancia.

N15 - Cleuphe de Arruda Botelho Lancia.

N16 - Edmeia de Arruda Botelho Lancia.

N17 - Ernesto Lancia Filho.

F2-PROCÓPIO CARLOS DE ARRUDA BOTELHO.

s.s.

                                  

F3 - Bach. ÁLVARO CARLOS DE ARRUDA BOTELHO. - Advogado da Prefeitura de Jau, onde residiu.

c.c. Maria de Andrade Egas, natural de Iguape. ( filha de José Joaquim Egas e de Maria Alves de Andrade Egas, irmã de Eugenio Egas, casado com Candida Coelho de Arruda Botelho. (F4)).

Pais de:

N31 - Marietta Egas de Arruda Botelho.

c.c. Bach João Rodrigues de Miranda Júnior, advogado e promotor de Jau, e mais tarde presidente da sétima Junta de Concilação e Julgamento da Capital, tendo sido deputado federal por São Paulo pelo Partido Constitucionalista.

Pais de:

BN311 - Bach. João Álvaro Botelho de Miranda, advogado das Organizações Machado de

Carvalho.

c.c. Célia Correa.

Pais de:

TN3111 - Bach. Fernando Botelho de Miranda.

c.c. Cláudia Brasil Bandechi.

Pais de:

QN31111 - Luiz Eduardo Bandecchi Botelho de Miranda, empresário residente em Portugal

c.c. Paula Cristina Rosario Lourenço de Miranda,

Pais de:

PN311111 - Daniela Lourenço Bandecchi Botelho de Miranda, nascida em 1.999 e,

PN311112 - Rodrigo Lourenço Bandecchi Botelho de Miranda, nascido em 2005

QN31112 - Marcelo.......................................................................

TN3112 - Guilherme Botelho de Miranda

BN312 - Bach. João Alfredo Botelho de Miranda, poeta jauense, falecido com 20 anos, quando cursava a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

BN313 - João Carlos Botelho de Miranda, médico em Votuporanga.

c.c. Aparecida Leite Miranda

Pais de:

TN3131 - João Alfredo Leite Miranda, doutor em economia,

c.c. Silvia Maria da Silva Rego, economista

Pais de:

QN31311 - João Gregório Rego Miranda

QN31312 - Lorena Rego Miranda

BN314 - Bach. Mário Botelho de Miranda. Delegado de Polícia.

c.c. Ofélia Monterosso.

Pais de:

TN3141 - Bach. João Cezar Botelho de Miranda.

c.c. Ana Cristina de Carvalho.

Pais de:

QN31411 - Fernando.................................... ................................

QN31412 - Cristina.......................................................................

TN3142- Angela Maria.................................................................

c.c. Homero Domingues Silva Jr.

Pais de:

QN31421 - Daniel.......................................................................

QN31422 - Tiago.......................................................................

TN3143 - Bach. Mário Renato Botelho de Miranda.

d.d. Stela Stejskal.

Pais de:

QN31431 - Mário Renato Botelho de Miranda Jr.

TN3144 - Madalena Maria......................................................

BN315 - Ana Maria Botelho de Miranda (Anita).

c.c. dr. Ivo Pires de Campos Padim Cel Médico da Polícia Militar (irmão de Vicente c.c. N68), agricultor em Jau.

Pais de :

TN3151 - Anna Maria......................................................................

c.c. Bach. Hermenegildo Foltran Zam’uner, juiz de direito.

Pais de:

QN31511 - Marcos...........................................................................

QN31512 - Renata............................. ..............................................

QN31513 - Andréa...........................................................................

BN316 - Maria Thereza Botelho de Miranda.

c.c. Arthur Caetano da Silva Jr. do Ministério das Relações Exteriores.

BN317 - Marieta Lavinia Botelho de Miranda.

c.c. Sérgio Rubens de Mattos Pamplona, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Pais de:

TN3171 - Cecília..............................................................................

c.c. Caio Carracedo Jr.

Pais de:

QN31711 - Ricardo.............................................................................

QN31712 - Cláudio...........................................................................

TN3172 - Eduardo Miranda Pamplona.

c.c. Gizelle Ferreira Municka.

TN3173 - Sérgio Rubens de Mattos Pamplona Jr.

TN3174 - Luiz Roberto Miranda Pamplona

N32 - Antonieta Egas de Arruda Botelho.

c.c. Benedito de Paula Almeida Prado, agricultor e pecuarista em Jau.

Pais de:

BN321 - Cecília Botelho de Almeida Prado.

c.c. Francisco Pio de Almeida Prado, agricultor e pecuarista em Jau.

Pais de:

TN3211 - Pio de Almeida Prado Neto. Pecuarista em Jau.

c.c. Ana Maria Fraga de Toledo Arruda.

TN3212 - Maria Antonieta................................................................

c.c. Bach. Antônio Carlos Tavares de Castro Valente.

Pais de:

QN32121 - Antônio Carlos..................................................................

QN32122 - Maria Cecíla...................................................................

QN32123 - Francisco.........................................................................

QN32124 - Pedro...............................................................................

QN32125 - Guilherme.......................................................................

QN32126 - Martha Maria....................................................................

TN3213 - Fracisco Pio de Almeida Prado Filho.

c.c. Maria Thereza Maldonado de Arruda Botelho, sua prima.

s.s.

TN3214 - João Pio de Almeida Prado, pintor de quadros a òleo.

BN322 - Bach. Paulo Botelho de Almeida Prado, agricultor em Jau.

c.c. Maria de Lourdes Ferraz de Almeida Prado.

Pais de:

TN3221 - Benedito de Paula Almeida Prado Neto.

c.c. Luzia........................................................................................

Pais de:

QN32211 - Benedito............................................................. ........

QN32212 - Älvaro ........................................................................

TN3222 - Ana Brandina de Almeida Prado

c.c. Afonso Mendonça de Lima.

Pais de:

QN32221 - Camila de Almeida Prado Mendonça

QN32222 - Raquel de Almeida Prado Mendonça

QN32223 - Afonso de Almeida Prado Mendonça

TN3223 - Antonieta de Almeida Prado, economista, Mestre pela Unesp,

c.c. Luciano de Almeida Prado Filho (falecido em 2002), fazendeiro em Itapui,

Pais de:

QN32231 - Marina de Almeida Prado, Bacharel em Direito pela USP - Largo de São Francisco,

QN32232 - Maria Leticia de Almeida Prado

TN3224 - Paulo Botelho de Almeida Prado Filho

c.c. Maria das Neves Mello Pacheco de Almeida Prado.

Pais de:

QN32241 - Paulo Botelho de Almeida Prado Neto.

QN32242 - Tatiana Melo Pacheco de Almeida Prado Eddy

                            c.c. Andrew Ross Eddy

TN3225 - Francisco de Paula Botelho de Almeida Prado, do banco do Estado em Jau.

c.c. Ana Maria Fraga Almeida Prado

Pais de:

QN32251 - Fernanda Fraga Almeida Prado

QN32252 - Daniel Fraga Almeida Prado

TN3226 - Maria de Lourdes..........................................................

c.c. dr. Jayme de Oliveira e Souza, médico em Jau.

Pais de:

Qn32261 - Maria Luiza..................................................................

BN323 - Francisca Antonieta Botelho de Almeida Prado.

c.c. Cir. Dendista dr. Ivo Carianni.

Pais de:

TN3231 - Melânia Antonieta.........................................................

d.d. Horácio Marano.

Pais de:

QN32311 - Frederico.......................................................................

QN32312 - Carolina.......................................................................

TN3232 - Margarida....................................................................

c.c. Eduardo Haddad Haidar.

Pais de:

QN32321 - Paola.......................................... ...............................

QN32322 - Luiz Eduardo................................ ..............................

TN3233 - Ana Luiza.......................................................................

c.c. Waclaw Wawelberg

TN3234 - Francisca Antonieta.............................................................

c.c. Marco Antônio Malzoni.

TN3235 - Maria Lectícia.................................................................

c.c. Haraldo Caiuby Salles

N33 - Lavínia Egas de Arruda Botelho. Soeur Marie Álvaro de Sion.

N34 - Eng. Álvaro Carlos de Arruda Botelho Filho.

c.c. Geny Alves Rodrigues.

Pais de:

BN341 - Álvaro Carlos de Arruda Botelho Neto.

c.c. Célia Campos.

Pais de:

TN3411 - Maria Regina.............................................................

c.c. Marco Antônio Dinelli

TN3412 - Carlos Eduardo.............................................................

c.c. Maria Helena Pacheco Valente

BN342 - José Gustavo de Arruda Botelho.

BN343 - Antônio Luiz de Arruda Botelho.

                       

N35 - Nuno Álvares de Arruda Botelho alto funcionário da Prefeitura de São Paulo, residiu até pouco tempo em sua bela chácara de Jaraguá.

c.c. Yolanda Mendes.

s.s.

N36 - Egas Muniz de Arruda Botelho. Delegado Chefe do Dops.

c.c. Marietta Alvin Maldonado.

Pais de:

BN361 - Luiz Carlos de Arruda Botelho.

c.c. Leontina Azevedo Nunes.

Pais de :

TN3611 - Maria Cecília..................................................................

TN3612 - Maria Cláudia........................................ ..........................

TN3613 - Egas Muniz........................................................................

BN362 - Francisco Alvin de Arruda Botelho.

c.c.Odila Azevedo Nunes (prima de Leontina c.c.BN361)

Pais de:

TN3621 - Antonio Eugenio....................................................................

TN3622 - Maria Tereza.........................................................................

TN3623 - João Roberto.........................................................................

BN363 - Paulo Maldonado de Arruda Botelho.

c.c. Ana Carolina de Paula Leite.

Pais de:

TN3631 - Maria Ignez............................................................................

TN3632 - Paulo Maldonado de Arruda Botelho

TN3633 - José................................................ ....................................

TN3634 - Maria Helena..........................................................................

BN364 - Roberto Maldonado de Arruda Botelho.

c.c. Mercedes Bizari.

pais de:

TN3641 - Sandra Regina...............................................................

TN3642 - Luiz Roberto..................................................................

BN365 - Maria Thereza Maldonado de Arruda Botelho.

c.c.seu primo Francisco Pio de Almeida Prado Filho.

s.s.

BN366 - Beatriz Maria Maldonado de Arruda Botelho.

c.c. dr. Alberto Gonçalves Menoita.

Pais de:

TN3661 - Alberto de Arruda Botelho e Menoita

TN3662 - Maria Luiza de Arruda Botelho e Menoita

N37 - Maria José Egas de Arruda Botelho (Zezé Egas), pintora, escultora, restauradora e miniaturista, c.c. seu primo eng. Benjamin Botelho Egas. Residiu no Embu em belo solar estilo seiscentista, onde veio a falecer.

s.s.

N38 - Margarida Egas de Arruda Botelho, falecida na infância.

F4 - CÂNDIDA COELHO DE ARRUDA BOTELHO.

c.c. Bach.Eugênio de Andrade Egas natural de Iguape, (irmão de Maria de Andrade Egas

casada com Álvaro Carlos de Arruda Botelho), membro honorário da Academia Paulista de Letras e Diretor do antigo Patronato Agrícola.

Pais de:

N41- Eusébio Botelho Egas - Delegado de Polícia. Chefe da Superintendencia da Ordem Politica e Social - SOPS.

c.c. sua prima Maria Izabel de Arruda Botelho (Bela - BN131 e aí sua geração).

N42 - Benjamim Botelho Egas. Engenheiro da PM São Paulo. Pertenceu à equipe de engenheiros que auxiliaram Prestes Maia em sua brilhante adiminisração à frente da Prefeitura da Capital.

c.c. sua prima Maria José Egas de Arruda Botelho

s.s.

N43- Sebastiana de Arruda Botelho Egas. Senhorita voltada para obras de caridade.

N44 - Dr.José Maria Botelho Egas (médico, fundador da Santa Casa de Guararema).

c.c. Olga Mendes.

Pais de:

BN441 - Bach. Eugênio Egas Neto do T.R.E.

c.c. Rachel de Almeida.

Pais de:

TN4411 - Maria Lúcia................................................................

TN4412 - Ruth..............................................................................

TN4413 - Álvaro................................................. ..........................

TN4414 - João Carlos....................................................................

BN442 - Maria Amália Botelho Egas.

c.c. Alberto Vasconcellos Diniz ,residentes em Bragança Paulista.

Pais de:

TN4421 - José Eduardo.......................................... ................................

TN4422 - Milton................................................................................

TN4423 - Carlos Augusto.....................................................................

TN4424 - José Maria..............................................................................

TN4425 - Celso........................................................................................

BN443 - Maria Carmem Botelho Egas.

c.c. Reinaldo César Naves.

Pais de:

TN4431 - Reinaldo Cesar Naves Jr.

BN444 - José Maria Botelho Egas Filho falecido

c.c. Cleonice..................................................................................

Pais de:

TN4441 - Olga Maria....................................................................

c.c. Paulo Sérgio de Moraes.

Pais de:

QN44411 - Rodrigo...........................................................................

QN44412 - Luciane........................................... ...............................

TN4442 - José Carlos........................................................................

N45 - Juares de Arruda Botelho Egas.

N46 - Carmem de Arruda Botelho Egas.

F6- Fructuoso Carlos de Arruda Botelho. Capitão da Guarda Nacional (criada por lei de 18/08/1831) c.c. Amélia Cordeiro da Silva Braga,natural de Rio Claro, filha do Major Cláudio Luiz da Silva Braga e de Dona Francisca Ferraz de Campos Cordeiro.Gerenciou a fazenda de Santa Cândida em São Carlos, onde nasceu e mais tarde dirigiu a Agência de Correios e Telégrafos de Jau, onde veio a falecer em 1929 .Teve os filhos:

N61 - Francisca...............................falecida na infancia.

N62 - Francisca Braga de Arruda Botelho. solteira.

N63 - Sylvia Braga de Arruda Botelho - solteira

N64 - João Carlos de Arruda Botelho Neto - falecido na infância

N65 - Hercília Braga de Arruda Botelho - solteira

N66 - Cristóvão de Arruda Botelho - D.E.O.T.

c.c. Vicentina Silveira Arruda.

Pais de:

BN661 - Luiz Otávio de Arruda Botelho. Economista.

c.c. Sandra de Azevedo Celentano.

Pais de:

TN6611 - Daniel de Arruda Botelho. Casou-se em 20 de Outubro de 2012 em Brasília com Larissa Regis Vieira, nascida a 28.01.1985 filha de Humberto Eustáquio Gomes Vieira e Matilde Regis Vieira. Não adotou o nome do marido.

TN6612 - Rachel de Arruda Botelho Ponte

c.c. Daniel Ponte. Diplomata

Pais de:

QN66121 - Pedro de Arruda Botelho Ponte

TN6613 - Lia de Arruda Botelho

TN6614 - Cássio de Arruda Botelho

N67 - Rodrigo de Arruda Botelho. Agricultor em Amparo.

c.c. Risoleta Pupo de Vasconcellos.

Pais de:

BN671 - Lúcia Vasconcellos de Arruda Botelho Bibliotecária da escola de agricultura Luiz de Queiroz, da USP.

BN672 - Cir. Dentista Fábio Vasconcellos de Arruda Botelho.

c.c. Maria Elza Giusfred,residente em Amparo.

Pais de:

TN6721 - Adriano Giusfredi de Arruda Botelho

TN6722 - Ignácio Giusfredi de Arruda Botelho, já falecido

TN6723 - Fabiano Giusfredi de Arruda Botelho

BN673 - Arq. Gustavo Vasconcellos de Arruda Botelho falecido em 03/10/1999

c.c. Taka Nakayama, residentes em Campinas .

Pais de:

TN6731 - Luciana Nakayama de Arruda Botelho

c.c. Alexandre de Moraes Torres

Pais de

QN67311 - Anna Clara de Arruda Botelho Torres

TN6732 - Karina Eiko Nakayama de Arruda Botelho

BN674 - Anna Amélia Vasconcellos de Arruda Botelho.

c.c. Eng. Civil Edmur Guimarães Pinheiro, residente em Amparo.

Pais de:

TN6741 - Luiz Gustavo de Arruda Botelho Pinheiro

TN6742 - Alexandre de Arruda Botelho Pinheiro

TN6743 - Eduardo de Arruda Botelho Pinheiro

BN675 - Rodrigo de Arruda Botelho Filho. Eng.Mecânico.

c.c. Nilze Cerdeira Pacetta.

Pais de:

TN6751- Rodrigo Pacetta de Arruda Botelho, Eng. Mecanico, MBA
c.c. Michaela Andrea Kuhn, Administradora de Empresas
residentes em Stuttgart, Alemanha
                               
Pais de:

TN65711 - Patrick Georg Kuhn Botelho
TN65712 - Daniel Christian Kuhn Botelho

TN6752 - Cláudia Pacetta de Arruda Botelho, Administradora de Empresas

c.c. Michael Anthony Wells, Administrador de Empresas
residentes em Stamford, Connecticut, USA

Pais de:

TN67521 - Michael Robert de Arruda Botelho Wells
TN67522- Carolina Grace de Arruda Botelho Wells

TN6753 - Andréa Pacetta de Arruda Botelho

BN676 - Cláudio Vasconcellos de Arruda Botelho. Cir.Dentista, falecido em 2.000

c.c. Maria Izabel Gonçalves Ferreira, residente em Amparo.

Pais de:

TN6761 - André................................................................................

BN677 - Paulo Vasconcellos de Arruda Botelho. Polícia Militar.

c.c Juracy de Paula, residentes em Amparo.

Pais de:

TN6771 - Janaína.........................................................................

TN6772 - Paulo Luciano Vasconcellos de Arruda Botelho

BN678 - Mário Vasconcellos de Arruda Botelho. Administrador

c.c. Vera Lúcia Dias Botelho.

Pais de:

TN6781 - Marcos Eduardo Dias de Arruda Botelho. Analista de Sistemas.

c.c. Alexandra Fernandez Garcia da Silva - Administradora

Pais de:

QN67811 - Maria Eduarda Garcia de Arruda Botelho.

TN6782 - Márcio Dias de Arruda Botelho

N68 - Narcisa Braga de Arruda Botelho.

c.c. Vicente Pires de Campos Padim,agricultor e pecuarista em Jau (irmão de Ivo c.c. BN315).

Pais de:

BN681 - Sérgio Carlos Botelho Padim, Quimico.

c.c. Luiza Dorothéia de Moraes.

Pais de:

TN6811 - Helena Thereza Botelho Padim

TN6812 - Ana Cláudia Botelho Padim

BN682 - Maria Thereza Botelho Padim Bibliotecária do Instituto de Pesca de São Paulo da Secr. da Agricultura.

BN683 - Bach. Vicente Roberto Botelho Padim, autor destas notas, gerencia a Fazenda Coqueira de sua família em Jau.

N69 - Lectícia Braga de Arruda Botelho. Solteira.

N610 - Nathalia Braga de Arruda Botelho. Solteira.

N611 - Ruy Carlos de Arruda Botelho.

v.d. Nelly Rodrigues Farinas.

c.c. Deolinda Cardoso de Oliveira.

Pais de:

BN6111 - Ruy Carlos de Arruda Botelho Filho.

F7 - LEONARDO CARLOS DE ARRUDA BOTELHO. Agricultor em São Carlos.

c.c. Francisca de Abreu Sampaio Peixoto, filha de Antonio de Sampaio Peixoto e de Da.Maria Jacintha de Abreu Sampaio.      

Pais de:

N71 - Antonio de Arruda Botelho.

c.c. .................................Amaral.

F8 - VICENTE CARLOS DE ARRUDA BOTELHO.

c.c. Ernestina de Arruda Botelho Lancia. (N13) e aí sua geração.

F9 - HERMINIA COELHO DE ARRUDA BOTELHO.

c.c. Elias Eufrásio de Arruda Mendes.

Pais de:

N91 - Adalgisa...........................falecida na infancia.

N92 - Adalgisa de Arruda Botelho Mendes.

c.c. Alvaro Pires da Silva.

s.s.

N93 - Elias Eufrásio de Arruda Mendes Filho. Solteiro.

N94 - Izabel..............................falecida na infancia.

N95 - Durval de Arruda Botelho Mendes. Solteiro.

N96 - Valinda Arruda Botelho Mendes. Solteira.

N97 - Carlos Alberto................falecido na infancia.

N98 - Izabel de Arruda Botelho Mendes. Solteira.

N99 - Luiz Carlos de Arruda Botelho Mendes.

c.c. Catarina Priori.

Pais de:

BN991 - Maria Herminia de Arruda Botelho Mendes.

BN992 - Neura de Arruda Botelho Mendes.

F10 - CARLOS JOSÉ DE ARRUDA BOTELHO. Morou em Jaú. Solteiro.

 

F11 - ANTONIO CARLOS DE ARRUDA BOTELHO SOBRINHO. Morou em São Carlos.

Solteiro.

Nota: Os dados históricos da familia foram extraidos da Enciclopédia Portuguesa e da Genealogia Paulistana, de Silva Leme.

 

         CARTA DE NOBREZA E BRAZÃO DE ARMAS DO SEGUNDO MORGADO DE NOSSA SENHORA DA VIDA - JORGE NUNES BOTELHO - ILHA DE SÃO MIGUEL.

         "D. João, por graça de Deus Rei de Portugal e dos Alcarves d’Aquém e d’Além Mar, em Africa, Senhor da Guine e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pér- sia e da Índia, a quantos esta minha carta virem, faço saber que JORGE NUNES DE BOTELHO, morador na Ilha de São Miguel me fez petição como ele descendia em linha direta masculina da geração e linhagem dos Botelhos que nestes Reinos são fidalgos de cota d’armas e que as suas armas lhe pertencem de direito, pedindo me por mercê, que por memória de seus antepassados se não perder, a ele gosar e usar da honra das armas que estão registradas em livros dos registros das armas dos nobres e fidalgos de meus Reinos que tem Portugal meu principal Rei d’Armas, a qual petição vista por mim mandei sobre ela tirar inquirição de testemunhas, a qual foi tirada pelo licenciado Christovão Esteves de Espargosa, de meu Conselho e Desembargador das minhas petições do Paço e por Belchior Lourenço, escrivão em minha Côrte, pela qual se prova suplicante, descendente por linha direta e masculina da dita geração dos Botelhos, como filho legítimo que é de Nuno Gonçalves Botelho, e neto de Gonçalo Vaz Botelho e bisneto de Pedro Botelho, Comendador-mór que foi de Cristo, que foi fidalgo muito honrado e de muito merecimento e assim ele suplica ante à lei de fidalgo, pelo que de direito às suas armas lhe pertencem, as quais lhe mandei dar em minha Carta com seu Brazão, Elmo e Timbre, como aqui são divisadas e registradas nos livros de registro do dito Portugal meu Rei d’Armas, as quais armas são as seguintes a saber: o campo d’oiro e quatro bandas de vermelho e por diferença uma flor de liz de prata, elmo de prata aberto e guarnecido de oiro; paquife doirado e de vermelho e por timbre um meio leão de oiro bandado de vermelho, o qual escudo, armas e sinais possa trazer e traga o dito Jorge Nunes Botelho, assim como o trouxeram e dela usaram seus antecessores como em todos os logares de honra em que os dito seus antecessores e os nobres e antigos fidalgos sempre costumaram trazer em tempo de meus esclarecidos reis meus antecessores, e com ela possa entrar em batalha,campos, duelos, reptos, escaramuças e desafios e exercitar com elas todos os outros actos lícitos de guerra e de paz e assim possa os trazer em seus firmais, anéis, sinetes e divisas e as por em suas casas e edificações e deixa-lás sobre sua própria sepultura e finalmente se servir e honrar e gravar e aproveitar delas em todo e por todo com a sua nobreza convém, porém mandar a todos os meus Corregedores, Desembargadores, Juízes, Justiças e Alcaídes e em especial aos meus Reis d’Armas, Arautos e Passavantes e a quaisquer outros oficiais e pessoas a que esta minha carta for mostrada e o conhecimento dela pertencer, que em todo lha cumpra e guardem e façam cumprir e guardar como nela é conteúdo, sem dúvida nem embargo algum que a ela seja posto, porque assim é a minha mercê.

         Dada em minha nobre e leal cidade de Lisbôa, aos 20 dias de fevereiro, El-Rei e mandou o Bacharel Antônio Reis Portugal seu Rei d’Armas principal.

         Pedro d’Evora, Rei d’Armas Algarves, escrivão da nobreza e fiz, ano de nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo de 1533. Teve ainda o Hábito de Cristo por feitos contra os consáris franceses na defesa da cidade de Ponta Delgada.

         ( Transcrito do livro "Os Botelho de Nossa Senhora da Vida" Edição do terceiro Visconde de Botelho - Lisbôa 1957 ).

         FRUCTUOSO JOSÉ COELHO

         Nasceu na Ilha Graciosa, Açôres, Reino de Portugal, em 1796, provavelmente, eis que em uma declaração de testemunha, em 1849, afirma ter ele 53 anos.

         Foram seus pais Fructuoso José Coelho, de Lisbôa, dos Bitencourt Coelho, gente bem colocada no reino, e dona Framcisca Leocádia de Souza.

         Ainda bastante jovem e animoso, seduzido pelas exelentes referências que se faziam do Brasil, engrossando, acaso e número dos que, forçados pela situação política da Metrópole vieram à colonia junto da côrte reinol, Fructuoso, bem como um irmão, José Narciso Coelho, abandonaram a terra natal, para estabelecerem-se aqui.Santo Antônio de Piracicaba, nos Sertões de Araraquara, gozava de fama de povoação florescente e seu povo tratava de a erigir em vila, tendo, para isso, dirigido representação ao Capitão-General da Capitania de São Paulo.Ou por insinuações de compatriotas já residentes no lugar, ou seguindo as próprias inspirações, Fructuoso e José Narciso Coelho elegeram o distante vilarejo para a sede de suas atividades, entregando-se primeiramente ao comércio e, em breve tempo a agricultura .

         " É certo que não vieram totalmente desprovidos meios, " com uma mão adiante e outra atrás" como se diz, dado que, desde logo, abriram loja de fazendas sêcas com sortimento apreciável, que forneciam a outros negociantes e agentes particulares, para revenda, como se comprova de "assinações de dez dias" existentes no Cartório de primeiro Ofício de Piracicaba."

         Percebeu logo Fructuoso José Coelho que a agricultura nascente do lugar costituía proveitosa fonte de atividade e, dando expansão ao seu inato amor a gleba, procurou adiquirir uma "sorte de terras" no termo de povoação, nas paragens da Capela dos Toledos ( ereta em 1818) e alguns escravos, para montar engênho e fábrica de açúcar, havendo-a de Joaquim Góes e sua mulher, em 1814 ou 1815, pois em 1823, em ação de força nova entre pertes, com o brigadeiro Joaquim Mariano Galvão de Moura Lacerda ( maço 155m do Cartório do segundo Ofício de Piracicaba) afirmava a vez de várias testemunhas "ter ele comprado a propriedade do Bairro dos Toledos havia 8 ou 9 anos".Surgiu assim o sítio da Cachoeira ou da Capuava dos Toledos, atual cidade e município de Santa Barbára. Mais tarde, com o surto do café, acrecentou ao mesmo extensas plantações daquela rubiácia, com bastante êxito, vindo a adiquirir fortuna, representada por várias propriedades agrícolas e numerosas casa de morada em Piracicaba e Santa Bárbara.

         "A Fructuoso José Coelho, jamais seduziram posições políticas. Por isso, os poucos cargos de eleição popular que desempenhou fê-lo sem quaisquer impulsos ou paixões partidárias, ponderadamente. Saiu eleito vereador da Câmara Municipal de Piracicaba em 1823, pelo sistema de Pelouro; no mandato de 1841-1844, foi suplente a vereador, por 217 votos, tendo assento no impedimento de alguns efetivos comprometidos na Rebelião de Sorocaba; na Câmara de 1861-1864, foi novamente vereador suplente, com assento na vaga do Dr. Joaquim de Almeida Leite de Moraes. Exerceu também funções de Juiz de Paz da Capela dos Toledos em 1828 ,e as de Juiz Municipal em 1837."

         "Profundamente dedicado ao trabalho, preferia a tudo o mais, inclusive à sua loja de fazendas, avida do campo, junto do engenho, perto de suas criações prediletas, interessando-se vivamente pelos assuntos rurais. Como outros mais agricultores daqueles tempos, fez cultura mista, variada, dedicando-se ao plantio da cana, e ao fabrico de açúcar e aguardente, e, mais tarde, ao do café. A sua fazenda em Santa Bárbara abrangia 400 alqueires paulistas de terra e possuia numerosas benfetorias. As propriedades de Piracicaba constavam de várias moradas de casas e terrenos, uma chácara na rua da Quitanda (atual 15 de novembro), e diversas "casas de quartos"que ainda hoje existem, no ângulo das ruas Governador Pedro de Toledo e Prudente de Moraes (Comércio e Pescadores antigamente). Serviam, ao tempo, para as feiras da vila, à falta de Casa de Mercado. Aí estacionavam os camponeses que, de pontos distantes, traziam suas especialidades para vender, desde de fumo de corda, queijo, rapadura, açúcar batido, cereais até peças de arreio trabalhadas em couro cru, etc. Na esquina, ficava o casarão principal, vasto, que servia de residência à família de proprietário."

         "Fructuoso José Coelho faleceu com testamento em Piracicaba, já bem entrado em anos e foi sepultado no Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora de Boa Morte, hoje inexistente."

         Foi casado com Dona Antonia da Silva Ferraz, filha de Antônio da Silva Leme e de Dona Escholática Pais de Oliveira, (Ti.Hortas, Vol.IV, pag.364 da Genealogia Paulistana de Silva Leme). Faleceu a 5 de novembro de 1865, e teve:

         F1- Francisca Theodora - c.c. Antônio Carlos de Arruda Botelho.

         F2- Maria Amália - c.c. João Carlos de Arruda Botelho.

         F3- Anna Flora - c.c. Paulino Carlos de Arruda Botelho.

         F4- Brasilina - c.c. Joaquim de Meira Botelho (irmão do demais).

         F5- Elisa - c.c. Bach. André Dias de Aguiar.

         F6- João Fructuoso - c.c. Anna Maria Ferraz (pais de Laura Coelho Siciliano).

         F7- Augusto Narciso.

         F8- Ozório.

         F9- Fructuoso.

 

          Deixou os seguintes bens em Piracicaba:

         1 chácara na cidade..................................(em contos de reis).......6:000$000

         1 casa na rua São José com terreno................................................1:800$000

         1 uma casa por acabar na rua dos pescadores c/ Matriz.................2:000$000

         1 outra unida com a primeira com 100m de fundo.............................600$000

         1 casa idem........................................................................................650$000

         1casa idem.........................................................................................800$000

         1 casa unida à precendente.................................................................650$000

         1 casa idem.........................................................................................650$000

         1 casa idem......................................................................................1:950$000

         1casa unida à precendente..................................................................800$000

         1 casa de morada de 5 lances no Bairro Alto.....................................600$000

          -----------------------------------

TOTAL..........16:500$000.

Obs.:Dados e biografia extraídos do livro "Sombras que Renascem"de autoria de Maria Amélia Arruda Botelho de Souza Aranha.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

 

 

 

            Agradecemos as infomação fornecida pelos seguintes tios e primos:

         Francisca Braga de Arruda Botelho.

         Ana Maria Botelho de Miranda Padim.

         Alpha Caldas Pompeu Piza.

         Lila Savoy (Caldas Pompeu Piza).

         Ida Sampaio Leite de Pacheco e Silva.

         Ricardo Botelho Egas .

         Eugênio Egas Netto.

                             -:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-::